domingo, 4 de outubro de 2015

Probiótico,Prebiótico e Simbiótico




  Probiótico é definido como um suplemento alimentar microbiano vivo que afeta de maneira benéfica o organismo pela melhora no seu balanço microbiano,de acordo com a Legislação Brasileira.
    Nos probióticos são utilizados vários microrganismo drente eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido-lácticas e levedura. As bactérias que pertencem aos gêneros Lactobacillus e   Bifidobacterium é em menor escala, Enterococcus faecium são mais freqüentemente empregadas como suplementos probióticos para alimentos.O Lactobacillus foi isolado pela primeira vez a partir das fezes de lactentes amamentados ao peito materno, recebendo o nome de Bacillus acidophilus. Estes microrganismos são geralmente caracterizados como gram-positivos, incapazes de formar esporos, desprovidos de flagelos, possuindo forma bacilar ou cocobacilar,e aerotolerantes ou anaeróbios. O gênero compreende, atualmente,56 espécies oficialmente reconhecidas. As mais utilizadas para fins de aditivo dietético são L. acidophilus,L. rhamnosus e L. casei. O Bifidobactérias foram isoladas pela primeira vez no final do século XIX, sendo, em geral,caracterizadas por serem microrganismos gram-positivos, não formadores de esporos, desprovidos de flagelos, catalase negativos e anaeróbios. Atualmente, o gênero Bifidobacterium inclui 30 espécies,sendo que 10 delas são de origem humana, 17 de origem animal, duas de águas residuais e uma de leite fermentado.
  Os efeitos benéficos atribuídos aos probióticos, entre os quais se destacam o efeito trópico na mucosa intestinal, hipocolesterolêmico, anticarcinogênico, tratamento e prevenção da diarréia e melhora da digestão da lactose.
  Prebióticos são componentes alimentares não-digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro, por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.
  Nos prebióticos destacam-se substancia como a lactulose, o lactitol,o xilitol, a inulina e alguns oligossacarídeos não digeríveis (ex:frutooligossacarídeos).A inulina contém cadeias de duas a
60 unidades de frutose, enquanto os FOS contêm de duas a nove unidades de frutose que são, às vezes, ligadas a uma unidade de glicose terminal.
   Os efeitos benéficos à saúde atribuídos aos prebióticos incluem o efeito bifidogênico, aumento de absorção de cálcio, diminuição da translocação bacteriana, diminuição do risco de câncer de cólon, e efeito fibra, entre outros.
   Simbiótico é um produto no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados, como é o caso, por exemplo, quando um prebiótico como o frutooligossacarídeo é adicionado a um iogurte probiótico.
   Os simbióticos podem ser classificados como componentes dietéticos funcionais que aumentam a sobrevivência dos probióticos durante a passagem pelo trato digestório,pelo fato de seu substrato estar disponível para fermentação.Este efeito simbiótico pode ser direcionado às diferentes regiões-alvo do trato gastrintestinal, os intestinos delgado e grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário