quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Alimentos e Meio de Cultura

O crescimento dos microrganismo nos diferentes meios de cultura utilizados fornece as primeiras informações para sua identificação . É  importante  CONHECER O POTENCIAL de crescimento de cada tipo de cultura e adequar ao perfil bacteriano para cada material. Alguns procedimentos são essenciais na hora da preparação de cada meio de cultura para obtenção de melhores resultados e evitar contaminações , como nos diferentes casos : quando distribuir o meio antes de autoclavar , os tubos não precisam estar autoclavação , os tubos , frascos , placas , pipetas e vidrarias ou materiais auxiliares obrigatoriamente devem ser estéries e os meio devem ser autoclavados com as tampas semi-abertas, para que a esterilização seja por igual em todo conteúdo dos tubos - tampas fechadas não permitem a entrada do vapor.                                                                                              MARQUES, Juliane

O meio de cultura é uma preparação química que possui química e nutrientes  necessários para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem. Os principais componentes são fontes de carbono , energia, nitrogênio, fosforo e sais minerais; e os principais meios de cultura: agar nutrientes, agar sangue, agar salmonela-shigella, agar chocolate;

(Edwirges Moura)

Meio de cultura é uma preparação química que possui nutrientes necessários para que o microrganismo possa se multiplicar. Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais. Cada tipo de meio de cultura é indicado para uma função e um microrganismo específicos.
Os principais meios de coleta pode ser Ágar nutrientes,Ágar sangue,Ágar Salmonella-Shigella,Ágar chocolate.

Ágar nutrientes:é o meio de cultura utilizado na analise de água,alimentos e leite como meio para cultivo preliminar das amostras submetidas à exames bacteriológicos.
Interpretação:
Cor original do meio: branco opalescente
Positivo: Crescimento na superfície do ágar;
Negativo: Ausência de crescimento.








Ágar sangue:é o meio de cultura que utiliza o isolamento do microrganismos não fastidiosos, verificação de hemólise dos Streptococcus spp. e Staphylococcus spp.
 Interpretação:
Cor original do meio: vermelho.
Beta hemólise: presença de halo transparente ao redor das colônias semeadas (lise total dos eritrócitos).
Alfa hemólise: presença de halo esverdeado ao redor das colônias semeadas (lise parcial dos eritrócitos).
Gama hemólise (sem hemólise): ausência de halo ao redor das colônias (eritrócitos permanecem íntegros).


Ágar Salmonella-Shigella:é o meio de cultura em possui componentes que inibem microrganismos gram positivos,permitindo selecionar e isolar espécies de Salmonella e Shigella em amostras de fezes, alimentos e água.
Interpretação:
Cor original do meio: vermelho alaranjado.
Colônias com centro negro (H²S) ou colônias incolores: suspeita de Salmonella.
Colônias incolores: suspeita de Shigella spp.
Colônias cor de rosa ou vermelho: suspeita de Escherichia coli ou Klebsiella spp.
As bactérias não fermentadoras de lactose são incolores.





Ágar chocolate: é utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes.
Interpretação:
Cor original do meio: castanho escuro (chocolate).
Anali Aguiar






Meios de cultura são frequentemente utilizados em laboratórios, sua finalidade é fornecer nutrientes para o cultivo de microrganismos. É composto principalmente por fontes de carbono e energia, fosforo, sais minerais e nitrogênio. Podem ser classificados, levando em consideração três aspectos: estado físico, objetivos funcionais e a composição química.
  1. Estado físico: os meios de cultura podem ser encontrados em formas sólidas, liquidas ou semi-solidas;
  2. Objetivos funcionais: podem ser definidos como enriquecido, seletivo, diferenciais, manutenção;
  3. Composição química: as categorias são extrato de vegetais (malte e tomate); extrato de animais (carne); microrganismos (levedura); artificiais (sintéticos). 
Maria Wendina 

O meio de cultura é uma manipulação química que contém os nutrientes fundamentais para que os microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem, facilitando seu estudo, identificação e analise.
Os principais meios de cultura são:
- Ágar Nutriente: Simples, barato e de fácil preparo, utilizado na analise da água;
- Ágar MacConkey: destinado para o crescimento de bactérias Gram negativas e indica fermentação de lactose;
- Ágar Sangue: de coloração vermelha, escura e opaca, oferece excelentes condições de crescimento para a maioria dos microrganismos;
- Ágar Salmonella-Shigella: possui componentes que inibem microrganismos gram positivos;
- Ágar Chocolate: utilizado para o cultivo de microrganismos considerados exigentes.
Neusa Karine

Nenhum comentário:

Postar um comentário