quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Boas Práticas De Fabricação e Alimento Seguro.


O trabalho do manipulador de alimentos é Fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Boas práticas de higiene devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento  até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar ocorrência da doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
                                                                                                                          MARQUES,Juliane.


  O manual tem como função auxiliar os comerciantes e manipuladores de alimentos no cuidados com o alimentos mantendo a segurança e a qualidade aos consumidores.
Contaminação de alimentos pode se dar por meio de microrganismo,substâncias químicas(pesticidas,herbicidas) e agentes físicos(vidro,metais,pelos), os principais sintomas de DTA's são vômitos,diarreias,febre,alteração da visão,olhos inchados,dor de cabeça.
Se as condições ideais forem fornecidas aos microrganismo como nutrientes,umidade e temperatura eles irão se multiplicar .Zona de perigo é onde ocorre essa multiplicação dos microrganismo que é entorno de 5° C a 60 °C.
O local de trabalho de ser limpo e organizado,realizando-se sempre a limpeza logo ao final das atividades e sempre que for necessário ,para superfícies que entram em contato com alimentos deixar somente o que serão utilizados,manter piso e paredes conservados ,sem rachaduras,goteiras,etc.
Na hora da manipulação dos alimentos deve-se lavar as mãos antes e depois de manipular alimentos crus,cozinhar bem os alimentos(temperatura acima de 70°C destroem microrganismos),não utilizar o óleo por logo período pois eles formam substancia toxicas que fazem mal a saúde.
Regras básicas para manipulador de alimentos
I- usar os cabelos cobertos por redes ou toucas
II- evitar cantar,conversar,tossi ou espirrar sobre os alimentos
III- manter roupas e aventais sempre limpos,trocando-os diariamente e sempre que necessário.
IV- não usar acessórios
V- não manipular alimentos quando estiver doente ou apresentar algum tipo de lesão.
VI- manter unhas sempre limpas e curtas
VII- não usar barba e nem bigode
Controle de pragas deve ser realizado periodicamente,os venenos devem ser aplicados somente quando necessário e sempre por empresa especializada,utilizar somente produtos e concentrações aprovados pela legislação(Portaria SNVS n°10-8/3/85).
Os estabelecimentos devem ser abastecidos com água corrente tratada.
                                                                                                                                       Anali Aguiar


Para a manipulação segura dos alimentos é necessário e importante que o manipulador siga as instruções corretas.
  • Lavar as mãos antes de iniciar as atividades e depois de manipular alimentos crus;
  • Não descongelar alimentos a temperatura ambiente, utilizar o forno do microondas se for preparar imediatamente ou deixe o alimento na geladeira ate descongelar;
  • Não deixar por muito tempo o alimento congelado e resfriado fora do freezer ou geladeira (microrganismos patogênicos multiplicam-se rapidamente em temperatura ambiente);
  •  Cozinhas bem os alimentos (acima de 70 ºC destroem os microrganismos);
  • Evitar o contato de alimentos crus com alimentos cozidos.

Maria Wendina da Silva


São práticas obrigatórias amplamente reconhecidas nos meios de produção mundiais para qualquer processo de produção (alimentação), o qual deve estar em conformidade com os princípios de boas práticas de fabricação estabelecidos por vários órgãos reguladores internacionais, como a Anvisa brasileira entre outros tantos órgãos regionais e internacionais.

Neusa Karine Lobo Leite


Boas praticas de fabricação são os procedimentos necessários e indispensáveis para a obtenção de alimentos saudáveis, e alimento seguro é todo aquele que não causa nenhum dano à saúde quando ingerido. As boas praticas de fabricação foi criada com objetivo de auxiliar os comerciantes nos cuidados com alimentos que garantam a segurança e a qualidade aos consumidores pois, as doenças alimentares era uma preocupação para saúde pública. (Edwirges Moura)

Um comentário: